Pilares

Uma das maneiras mais práticas de entender a missão da Igreja Metodista no Brasil e no mundo, é fazer uma leitura através dos seus três pilares: Ação Social, Missão e Educação. É nessa direção que igrejas atuam, buscando uma conexão com a comunidade através de atos de piedade e obras de misericórdia. As crenças metodistas colocam o ser humano como prioridade absoluta, reconhecendo o valor da vida humana e a necessidade de uma comunidade pronta para atuar em defesa de todos e todas. Conheça o tripé metodista:

Ação Social



A Igreja Metodista está engajada socialmente através de diversas frentes de trabalho, como as pastorais de Direitos Humanos, Combate ao Racismo, Indigenista e Inclusão, que visam atender grupos de pessoas muitas vezes não assistidas pela sociedade em geral, ou que tem por vezes, suas demandas ignoradas pelas igrejas. As Associações Metodistas de Ação Social (AMAS), fazem a diferença em comunidades de todo país, financiando creches, asilos e programas sociais em regiões de baixa renda. Essas iniciativas são apoiadas por campanhas nacionais como a Oferta de Ação Social, que convida metodistas a se mobilizarem em suas igrejas com eventos de arrecadação de verbas para ações locais e para projetos selecionados pelas Regiões Eclesiásticas e Missionárias.

Clique aqui e leia o credo social completo, e entenda mais sobre a doutrina metodista.

Missão



Nesse tripé, a missão representa o compromisso de uma constante expansão da presença metodista no território nacional, com a finalidade de levar um povo comprometido com suas bases e identidade. Já são mais de 250 mil metodistas no Brasil, orientados por seis Ênfases Missionárias:


1° ÊNFASE MISSIONÁRIA
Estimular o zelo evangelizador na vida de cada metodista, de cada igreja local.


2° ÊNFASE MISSIONÁRIA
Revitalizar o carisma dos ministérios clérigo e leigo nos vários aspectos da missão.


3° ÊNFASE MISSIONÁRIA
Promover o discipulado na perspectiva da salvação, santificação e serviço.


4° ÊNFASE MISSIONÁRIA
Fortalecer a Identidade, Conexidade e Unidade da Igreja.


5° ÊNFASE MISSIONÁRIA
Implementar ações que envolvam a Igreja no cuidado e preservação do Meio Ambiente.


6° ÊNFASE MISSIONÁRIA
Promover maior comprometimento e resposta da Igreja ao Clamor do Desafio Urbano.


Assim, o convite para "reformar a nação, especialmente a Igreja e espalhar a santidade bíblica por toda a terra", feito por John Wesley, permanece vivo através dos esforços das Câmaras de Expansão Missionária e Câmara de Discipulado para plantar igrejas em cada vez mais cidades brasileiras, levando o evangelho e o amor de Deus à todas as pessoas.

Educação



A Educação é parte integrante da Missão da Igreja Metodista. Por meio dela a Igreja procura oferecer às pessoas e à comunidade o entendimento da Vida e da Sociedade. Isto acontece em três níveis: educação cristã, educação teológica e educação secular. Para atingir o objetivo desse ministério, necessitamos de uma formação adequada, com o envolvimento dos educadores e educadoras. Significa que além da formação acadêmica eles e elas precisam conhecer as raízes da proposta educacional metodista.

A tradição educacional Metodista remonta ao século XVIII na Inglaterra, quando John Wesley fundou a primeira escola Metodista, a Kingswood School, em 1748, até hoje em funcionamento.

Saiba mais sobre as instituições em nosso site.